Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

MÁXIMAS MAÇÔNICAS

MÁXIMAS MAÇÔNICAS
Ir∴ João Ivo Girardi

“Cercando-vos de máximas morais, a Maçonaria patenteou que sua linguagem não é a comum das sociedades profanas”. (Ritual de Aprendiz, GLSC).

1. A origem da Maçonaria continua sendo um mistério envolto em muita polêmica, mas a civilização moderna é em grande parte um projeto maçônico. (Richard Smoley).

2. Nenhum ser vivo pode representar a Maçonaria, mas você pode colocar em prática o que dela aprendeu. (Paulo Ursada).

3. O espaço progride sob as coordenadas do esquadro, e o tempo evolui sob o traçado do compasso, porque o compasso é senhor do esquadro. (Juahrez Alves).

4. O que fizemos apenas por nós mesmos morre conosco; o que fizemos pelos outros e pelo mundo permanece imortal. (Albert Pike).

5. Sendo eclética e procurando sempre estabelecer uma ordem ao caos, a Maçonaria colhe da história e da evolução do pensamento humano, o que há de melhor e que possa encontrar conexão e maior acordo universal. (Theobaldo Varoli Filho).

6. É possível fazer Maçonaria sem ser maçom. Mas nenhum homem será verdadeiramente maçom se não conseguir fazer Maçonaria. (A)

7. As regras preconizadas pela Maçonaria são puramente morais; não derivam de nenhuma fé religiosa, de nenhum credo político, de nenhuma palavra de ordem. Os homens dilacerados podem aí reencontrar os caminhos, não da unidade que não é desejável, mas da paz e de uma certa comunhão. (Roger Mériglier).

8. Ninguém pode ser reconhecido como maçom enquanto continuar servo das suas paixões, escravo das suas crenças e cego pelos bens deste mundo. (Jean Morgues).

9. A ideia è que cada indivíduo possa refletir sobre suas atitudes e busca sempre o caminho do bem, e da perfeição a sociedade vai caminhar naturalmente para o progresso... (Filosofia maçônica).

10. A Maçonaria é a mais bela das instituições, ela consegue ensinar filosofia em um mundo onde a ignorância está se tornando virtude! (Tales Júnior).

11. O conhecimento, para ser o que deve ser, não se limita a uma simples teoria, mas comporta em si mesmo a realização correspondente. (René Guénon).

12. Uma loja e oficina maçônica é forte e famosa não por sua idade, não pelos seus títulos de antiguidade ou pela fama profana de alguns irmãos. A loja e oficina é forte e famosa pelas obras de caridade, solidariedade, atos de beneficência e benemerência que silenciosamente tornam o mundo melhor. (Ricardo Barradas).

13. Aquele que crê possuir a verdade não se preocupa em procurá-la, da mesma forma que o justo satisfeito com a sua virtude negligencia o seu aperfeiçoamento moral... a intuição dirige-se aos espíritos inquietos, àqueles que não se satisfazem com aquilo que puderam aprender... Aquele que adere a um intangível credo religioso, filosófico, científico ou político comete um erro em dirigir-se à porta do Templo: aí só poderá comportar-se como um intruso... A vocação iniciática encontra-se no seio desses vagabundos espirituais que erram na noite após terem desertado da sua escola ou igreja por lá não terem encontrado a verdadeira Luz. (Oswald Wirth).

14. Dar socorro aos que necessitam, dar alívio aos que padecem, é obrigação essencial do Maçom. A maior necessidade e enfermidade de um povo é, porém, a falta de doutrinação esclarecida. É esta que lhe multiplica as dores e os crimes; é esta que, de ordinário, o entrega surpreso e manietado às usurpações audazes. (Mendes Leal).

15. Quem tem de alardear aos quatro ventos que é alguma coisa, provavelmente não é. (Ditado Maçom).

16. O topo derruba-nos, não os degraus que aí conduzem: gostamos de errar na planície, com os olhos fixos no cume. Só uma parte da arte se pode ensinar, o artista tem necessidade de arte total... o trabalho do maçom faz-se ao ar livre e termina, senão sempre em segredo, pelo menos, pelo segredo. (Goethe).

17. A julgar pelas aparências, a Maçonaria parece mais uma associação discreta do que um Templo defendido por muralhas intransponíveis. Os rituais de todos os seus graus já foram publicados. As palavras, os sinais, a organização interna, a hierarquia da Ordem maçônica já foram divulgados... portanto, apesar dessa larga difusão, a Maçonaria continua uma realidade misteriosa não só para os profanos, mas também para os próprios iniciados. (René Alleau).

18. O objetivo da Maçonaria é forjar homens que não possam ser comprados nem vendidos, que sejam honestos até a última fibra de seus corações, cuja consciência seja tão fiel ao dever como a agulha magnética é ao norte; homens, enfim, que permaneçam ao lado do direito embora o céu desabe. (Albert Tyler).

19. A Maçonaria é uma praia acolhedora. Ditosos aqueles que podem alcançá-la! Felizes aqueles que podem chegar até ela, vencendo as Tempestades de Pensamento. No seio da Maçonaria adquirem-se grandes Virtudes e descobrem-se grandes gênios da Ação e do Pensamento. Na Maçonaria, o Homem aprende a elevar-se sobre o Vulgar, não tem dúvida em esquecer-se de si mesmo, quando necessário, desde que possa oferecer a seus Irmãos um pouco de doçura na existência. É uma Instituição Sublime. (Simón Bolívar).

20. A Maçonaria é um estado maior de espírito, no qual as aspirações nobres e puras chegam a sublimar as vocações mecânicas da vida, para envolver o ser na auréola liberta, fraterna e igualitária. (Octacílio Schüller Sobrinho).

Máximas semeadas nas Instruções do Simbolismo (GLSC, REAA):
1. Liberdade: Liberdade, cintilação divina, que nenhum poder tem o direito de obscurecer ou apagar.
- A liberdade é necessária ao homem como o Sol à terra.
- A liberdade de consciência só será útil quando a razão dominá-los.

2. Solidariedade: Levai á choupana, onde a miséria e o infortúnio fazem sempre gemer e chorar; o amparo de vossa inteligência e o supérfluo de vossa condição social.

3. Caridade: É no coração que Deus imprimiu o selo da Caridade.

4. Vida: Se queres bem empregar a tua vida, pensa na morte.
- A vida é a faculdade de resistir à morte; a inteligência é função ativa da alma, tanto quanto o sentimento e a a vontade.

5. Religião: Cultiva sem cessar, tua religião, siga as aspirações de tua consciência e Deus será testemunha de tua sinceridade.

6. Política: Sirva fiel e com probidade á tua Pátria e não te pediremos conta dos teus credos políticos.

7. Verdade: Mostra-te sempre acessível ás verdades que se sentem e que não se exprimem. - O simples ignorante está mais próximo da Verdade que o fátuo (vaidoso) que se jacta (ostenta) de uma ciência enciclopédica apoiada unicamente em falsas noções. 

8. Moral: É o equilíbrio da força e da sensibilidade de nossa alma.

9. Fraternidade: Toda ocasião que perderdes de ser útil, é uma infidelidade, todo o socorro que recusares será um perjúrio.

10. Força: Só com as sementes apoiadas uma ás outras é que o fruto toma sua verdadeira forma.
- O esforço, sofrimento provado, é o prêmio da vida, cujas alegrias são exatamente poporcionais às ações empregadas para possuí-las.

11. Beleza: As coisas materiais são apenas um invólucro que cobre a beleza do invisível.

12. Virtudes Teologais: Fé, Esperança e Caridade, virtudes morais que devem ornar o espírito e o coração de qualquer ser humano.
- A Fé é a sabedoria do espírito, e a Esperança sua força.

13. Conhecimento: O Conhecimento baseado na exatidão, ajudado pelo trabalho e efetivado pela perseverança, vencerá todas as dificuldades, extinguindo as trevas da ignorância e espargindo a felicidade no caminho da vida.

14. Morte: Se queres bem empregar a tua vida, pensa na morte!

15. Beneficência: A Beneficência não se traduz por atos de vaidade, próprios daqueles que dão com orgulho, humilhando a quem recebe, mas com o elevado propósito de amenizar o sofrimento de quem necessita.
- Que a mão direita não saiba o que a esquerda faz.

16. Trabalho: Inutilmente o coração conceberá e o cérebro projetará, se a mão não estiver pronta para executar o trabalho.
- Todo esforço mal conduzido é esforço perdido.

17. Bem e o Mal: O mal existe por toda a parte com atrações tentadoras; mas por toda a parte está, igualmente o bem servindo de paradigma a todas as exigências sociais do porvir.
- O bem não deve ser premeditado, mas espontâneo.

18.Tranformação: Sois como uma larva que, para chegar ao seu completo desenvolvimento, passa por sucessivas transformações.

19. Sabedoria: Em matéria de saber, a qualidade supera a quantidade. Sabei pouco, mas esse pouco sabei-o bem.
- A Sabedoria não está em castigar os erros, mas em procurar-lhes as causas e afastá- las.
- O sábio humilha-se sempre, quando em presença de uma verdade que reconhece superior à sua compreensão.
- O saber sem critério é uma luz mortiça, e sem critério, os atos virtuosos são estéreis.

20. Sabedoria, Força e Beleza: A Sabedoria deve orientar-nos no caminho da vida; a Força, animar-nos e sustentar-nos em todas as dificuldades; e a Beleza, adornar as nossas ações, nosso caráter e nosso espírito.

21. Superstição: A superstição é um falso culto, repleto de mentiras, contrário à razão; é a religião dos ignorantes, das almas timoratas.

22. Justiça: Não será justo e nem honesto proteger o menos digno. 

23. Desordem: A desordem é a lei da insânia.

24. Movimento: O movimento é vida, na terra e no espaço tudo se move, tudo trabalha, tudo caminha.
- Penetremos até o centro e tudo nos obedecerá.

25. Equilíbrio: Os pratos de uma balança perfeita devem oscilar, porque a imobilidade é a estagnação, é a morte.

26. Argumento: Com os argumentos das palavras se destroem os sofismas e os erros.

27. Mentalização: Guardai sempre o equilibrio mental que caracteriza o homem são de espírito.

28. Heroísmo: Os verdadeiros heróis não foram os que, à custa do sangue fraterno, conquistaram palmos de terra, mas o que se dedicaram, de alma e coração, ao bem-estar de seus semelhantes.

29. Dogmatismo: Iludir com o propósito de dogmatizar são as características peculiares dos espíritos tacanhos.

30. Aprendiz: Irradia por toda a parte a luz que recebestes.

31. Companheiro: Aprendendo, ensinarás; ensinando, aprenderás.

32. Mestre: Não fiqueis Mestres apenas nas insígnias e nos diplomas, mas também, nos sentimentos e nas ações.

Finalizando: “Cem máximas que resumissem a sabedoria universal tornariam dispensáveis os livros”. (Carlos D. de Andrade).


Fonte: JB News – Informativo nr. 2.101

Nenhum comentário:

Postar um comentário