Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sexta-feira, 30 de julho de 2021

S∴ S∴S∴ - SIGNIFICADO

S.∴S∴ S∴ - SIGNIFICADO
(republicação)

Considerações que solicita o Respeitável Irmão Alisson Marcos, Loja Acácia do Sudoeste, GOB-PR, Oriente de Francisco Beltrão, Estado do Paraná 
Contato: alissonmarcos82@gmail.com

A significação das três letras acima tem sido deturpada pela maioria dos Irmãos. Alguns a traduzem por "saúde, saúde, saúde" e outros por "salve, salve, salve". Nem uma nem outra cousa. As três letras significam as três colunas do Templo que assim se escreviam em latim: “SAPIENTIA, SALUS, STABILITAS” Em outras palavras: a Sabedoria (Sapientia) que é o Venerável Mestre; a Força (Salus) que é o 1º Vigilante; e a Beleza (Stabilitas, ou "estabilidade moral" ou beleza moral) que é o 2º Vigilante. Em um Templo inteiramente composto se vêm, por isso, as três colunas de Minerva, de Hércules e de Vênus. Isto é, a Sabedoria, a Força e a Beleza, ou Sapientia, Salus, Stabilitas, representadas por S∴S∴S∴. Resta lembrar a todos os Maçons que praticam o R∴E∴A∴A∴ que, estas palavras são pronunciadas com vigor ao encerrar a cadeia de União e apostas no início de documentos maçônico. Ao contrário de muitos Maçons que por desconhecerem o ritos existentes e suas origens, usam de forma errônea as palavras “S∴F∴U∴”.que significam, “Saúde, Força e União”. Estas palavras nunca pertenceram e não pertencem ao R∴E∴A∴A∴, e sim ao Rito.de Emulação (York), portanto jamais devem ser usadas e pronunciadas no Rito Escocês Antigo e Aceito. Os que assim o fazem se expõe ao ridículo perante outros que tem o conhecimento da origem e de que rito que ambas pertencem.

CONSIDERAÇÕES:

S∴S∴S∴ - Corresponde a uma dentre tantas tríades de saudação usadas pela Maçonaria e, no sentido do termo, herdada da fase transitória da nossa Ordem. Destas, “Sabedoria, Saúde e Estabilidade”, é uma saudação que está abreviada em latim – “Sapientia, Salute (Salus), Stabilitate (Stabilitas)”.

Sapientia – Sapiência. Em português como substantivo feminino revela a qualidade de ser sapiente (sábio) – de “saber” do latim sapere = conhecer, ter juízo, designa o caráter do que é dito ou pensado sabiamente; o saber, a doutrina da totalidade do conhecimento adquirido; o juízo, a retidão, a justiça. Também está relacionado à sabedoria divina. Como adjetivo, do latim sapiente, é o conhecedor das coisas divinas e humanas, também o sabedor, o sábio, o erudito. Veja ainda o termo sapientíssimo muito usado no tratamento maçônico (do latim sapientissimu), superlativo abstrato do que é sapiente e sábio.

Salute – Salus - (salvação, conservação da vida) – Saúde palavra tomada como substantivo feminino, em português exprime o estado do que é sadio ou são. Força, robustez, vigor. Como interjeição expressa o sentido de ter saúde excelente. Tomada ainda mais uma vez por interjeição, porém como a palavra “Salve” (do latim salve – segunda pessoa singular do imperativo presente de salvere – passar bem, ter saúde), manifesta o desejo de quem saúda alguém. O sentido de salvação possui também elo com a influência religiosa de tempos passados na Maçonaria (salvação da alma). É também o voto, ou a saudação feita em solenidade, bebendo a saúde de alguém; o brinde. As saúdes, ou os brindes, votos, ou saudações estão presentes nas Sessões de Loja de Mesa em Maçonaria.

Stabilitate – Stabilitas - Estabilidade. Em português como substantivo feminino indica a qualidade do que é estável. Exprime firmeza, solidez, segurança. Como saudação a tríade é também tomada com desejo expresso numa correspondência de um maçom dirigida para outro; nesse caso, uma forma bastante usada é S∴S∴S∴ que significa Salus, Sapientia, Stabilitas, (Saúde, Sabedoria, Estabilidade).

Em última análise, devo alertar que a saudação e o seu conteúdo não são de origem ou propriedade maçônica, cabendo, nesse sentido o esclarecimento de que muitas vezes a Maçonaria se fez, ou se faz valer de expressões hauridas da diversidade das manifestações do pensamento humano, sobretudo a partir do Século XVIII.

A despeito dessas considerações, a tríade que compõe um dos pilares da moral maçônica é a alegoria da “Sabedoria, Força e Beleza” e não pode ser confundida com a tríade que evoca a saudação (S∴S∴S∴).

A alegoria “Sabedoria, Força e Beleza” está composta na Tábua de Delinear dos trabalhos ingleses, presentes nas Lições Prestonianas.

Alguns autores tentam fazer uma ginástica mental associando os vocábulos pelo fato de que o Venerável, emissário simbólico da Sabedoria, é representado classicamente pela a ordem grega de arquitetura Jônica.

Assim também equivocadamente fazem comparação com o vocábulo “saúde” no que designa o que é sadio, forte e robusto para o Primeiro Vigilante. Isso não é verdade, pois o termo se enquadraria melhor na estabilidade, na solidez e na segurança o que atribui também de forma clássica à ordem grega de arquitetura Dórica que simboliza a Força. 

Por fim, e de maneira também enganosa querem outros agregar o pilar da Beleza do Segundo Vigilante com a estabilidade. Ora, esse pilar é bem representado pela ordem grega de arquitetura Coríntia e complementa a Sabedoria e a Força, já que a estabilidade e a solidez da moral maçônica estão estabelecidos no equilíbrio de se ser sábio, se ser forte e se ser belo. 

Uma virtude sempre complementará a outra e nunca subsistirá pela falta de uma delas - Sabedoria, Força e Beleza. 

Na Tábua de Delinear (assim é chamado o painel na Inglaterra “Tracing Board”) se apresentam alegoricamente esses três pilares e em cada um deles estão presentes respectivamente três letras – “W, S, B”. Wisdom = sabedoria; Strong = força, forte, resistente; Beauty = beleza.

Como se pode notar, as tríades são completamente distintas, daí não se confundir os dísticos “Sabedoria, Força e Beleza” com “Saúde, Sabedoria e Estabilidade”. 

A título de ilustração esse equívoco horroroso, por exemplo, aparece em certos dicionários como o “Dicionário Ilustrado de Maçonaria” de Sebastião Dodel dos Santos, na página 218, onde o autor cita equivocadamente que a saudação S.'.S.'.S.'. significa Sabedoria, Força e Beleza. 

Há também que se precaver contra certos endereços eletrônicos, pois, sem subestimar a Internet que concentra, sem dúvida, um grande avanço nas comunicações globais prestando inestimável serviço à cultura e educação, entretanto, não raras vezes, também é um repositório de lixo e escritos contra a cultura.

Nas considerações finais devo salientar alguns tópicos citados pelo Irmão que devem ser repensados: Na Inglaterra não se adotam ritos, esse termo não é aplicado na Maçonaria Inglesa, daí não é Rito de Emulação, porém Trabalho de Emulação, dentre outros existentes na Grã Bretanha; Saúde, Sabedoria e Estabilidade não é apanágio da Maçonaria Britânica; Saúde, Força e União é uma saudação mais própria da Maçonaria Francesa (latina) e nunca do Trabalho de Emulação que, diga-se de passagem, também não é o Rito de York; a Cadeia de União feita no Rito Escocês Antigo e Aceito (rito que é filho espiritual da França), somente é composta para a transmissão da Palavra Semestral, não existindo nela orações, preces, pedidos de melhoras e outras coisas do gênero; também nela não se faz qualquer saudação, seja ela Saúde, Força e União; Saúde, Sabedoria e Estabilidade; Saúde, Força e Beleza, etc., etc. 

Ratifico, não existe esse procedimento no Rito Escocês. Quando da necessidade para que seja composta a Cadeia para a Transmissão da Palavra Semestral os Obreiros, após o encerramento dos trabalhos, assim o fazem reunidos em forma de círculo, dão-se apenas às mãos na forma de costume e procede-se a transmissão. 

Estando a palavra correta, simplesmente se desfaz a Cadeia sem quaisquer outras delongas e procedimentos que envolvam prece, pronunciamento, oração, gestos, ou outros artifícios desnecessários. 

Outros atos que não estão previstos no ritual em vigência no GOB para o rito em questão é puro enxerto do faz de conta e devem ser rigorosamente extirpados e coibidos.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 504 Florianópolis (SC) 14 de janeiro de 2012.

10 comentários:

  1. Boa Tarde, Poderoso IIr Pedro!
    Sou A.´.M.´. e li com atenção o texto, e muito sábio, gostaria de saber mais sobre a tríades de saudação maçônica, S.`. E.`.P.´., e sua origem. Investigando-a descobrir ser de origem do latim, com as seguinte tradução saúde, estabilidade e poder.
    Em pé e a ordem.

    T.`.F.´.A.`. A.´. M.`. Maximiliano A. Pedroso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perguntas e esclarecimentos podem ser endereçadas ao Ir.´. PEDRO JUK, através do seguinte email: jukirm@hotmail.com

      Excluir
    2. Obrigado. um T.'.F.'.A.'.

      Excluir
  2. Boa Tarde Irmão, como o outro irmão anonimo sou A.'.M.'. e estou estudando as saudações maçonicas, achando assim o seu blog. Lendo o livro de José Gonçalves Villanova "Oficina de Aprendiz" o mesmo diz na página 112 que a Caudação aceita pelo R.'.E.'.A.'.A.'. é o S.'.F.'.U.'. parafraseando: "Prezado Irmão Aprendiz, a caudação do R.'.E.'.A.'.A.'. é esta: SAÚDE - FORÇA - UNIÃO. Nossas pranchas, nossos decretos, nossos atos, nossos diplomas devem levar, no alto, esta antiquissima saudação maçônica." Concordo quando dizes que devemos usar o S.'.S.'.S.'. pois o mesmo vemos na s primeiras instruções do grau. Mas dizer "Os que assim o fazem se expõe ao ridículo perante outros que tem o conhecimento da origem e de que rito que ambas pertencem." sinto ser um pouco exagerado pois a obra já dita e escrita em 1981 já orientava o uso do S.'.F.'.U.'. no Rito Escocês. Um T.'.F.'.A.'.

    ResponderExcluir
  3. na verdade, sapientia, na encruzilhada da etimologia, significa conhecimento saboroso. Sapere, em latim, tem duplo sentido: saber e ter sabor.

    ResponderExcluir
  4. O barco não navega em dois ao mesmo tempo, mesmo sendo numa desembocadura, assim sendo, cada rito tem por obrigação ser regido pelos seus dogmas, o R.'.E.'.Y.'. usa-se S.'.F.'.U.'. enquanto ao R.'.E.'.A.'.A.'. usa-se S.'.S.'.S.'. sendo o autor que dispõe desse texto aonde prega o uso de S.'.F.'.U.'. ao R.'.E.'.A.'.A.'. ele deixa claro que, o conhecimento dele é especulativo mesmo, enquanto, se prega o conhecimento simbólico. Aos neófitos, como todos, ainda se encontram em águas turbulentas, solicito que, se orientem pelos pilares de sua oficina, procure os Castiçais, veja o que é passado, não creia piamente em tudo, pois M.'. existe para questionar, assim a evolução galgar. Que a Flecha de Sagitário oriente vossos caminhos e que G.'.A.'.D.'.U.'. em seu Almaço trace Linhas de convergência ao Saber... T.'.F.'.A.'. S.'.S.'.S.'. HUZZÉ

    ResponderExcluir
  5. Pesquisei o rito escocês e lá menciona saude força e união, porquê é errado ???

    ResponderExcluir
  6. Falamos e comentamos bastante sobre os Ritos e suas diferenças,o que é muito salutar,mas nunca poderemos e nem deveremos esquecer que o mais importante é a nossa missão de nos aperfeicoarmos como homens,que,irmanados em um mesmo ideal,buscarmos a construção de uma sociedade melhor.
    T.'.F.'.A.'.

    ResponderExcluir
  7. Nas Lojas Simbólicas do R∴E∴A∴A∴ após a cadeia da União, se adota S∴S∴S∴ Saúde, Sabedora e Segurança.
    T∴F∴A∴ à todos!

    ResponderExcluir